domingo, 29 de janeiro de 2012

A Biblioteca do Alexandre Ganha Forma!

Por falar em filho...  Ando já a investir na biblioteca do pipoca na secreta esperança de que herde da mãe o gosto pela leitura.  Ele já gosta do livro enquanto objecto (se bem que, há duas semanas, estive para o por de castigo até atingir a maioridade...  o crime?  Rasgou a página de um livro!  Só se safou porque o livro era dele e era daqueles pequenos e anorécticos que mais parecem uma mini revista), a ver se continua a gostar...

Ontem adquiri mais 4 exemplares para a sua crescente biblioteca...  Estes, no entanto, ainda vão ter muito que esperar na prateleira, visto serem para "meninos crescidos".

São de uma autora infanto-juvenil norte-americana, Kate DiCamillo.  As histórias dela são fábulas, histórias "à moda antiga", algumas das quais (como é o caso desta) já foram adaptadas para cinema.  Os livros, de capa dura e com ilustrações (poucas) belíssimas, eram cerca de 17 euros cada.  Estão, não sei até quando, na Fnac a 4,90€ cada (e se tiverem cartão fnac ainda têm 10% de desconto).



 "Despereaux Tilling, um pequeno mas corajoso rato, é diferente dos restantes ratos. Os... seus sonhos conduzem-no para fora do mundo dos ratos e para o mundo das pessoas e das ratazanas. Pelo caminho, ele descobre algumas coisas surpreendentes sobre si mesmo e sobre aqueles que o rodeiam. No final, Despereaux descobre que mesmo o ratinho mais pequeno pode ser corajoso e bem sucedido como qualquer cavaleiro andante.

Críticas de imprensa
O ambiente de conto de fadas é recriado num traço clássico pelo ilustrador Timothy Basil Ering, dando-nos imagens simpáticas de seres normalmente repelentes. Cenários para teatro, murais privados, trabalhos para revistas e livros são as actividades principais do artista em Somerville (Massachusetts), onde vive.
"A minha mãe pode ter sido um rato na sua vida passada, pois durante a minha infância via-a salvar muitos ratos na nossa casa. As ilustrações que fiz de Despereaux Tilling são, de certa forma, o meu tributo a ela", disse Tim Ering relativamente à "Lenda de Despereaux". No final do livro, a autora recorda uma frase da personagem Gregory, o carcereiro, dirigida a Despereaux: "As histórias são luz." E manifesta depois um pequeno desejo ao leitor: "Espero que tenhas encontrado alguma luz nesta história."
Não terá Kate DiCamillo de se preocupar, "A Lenda de Despereaux" é um livro luminoso. E poderoso.
in Público, 2 de Setembro de 2006"




"Num dia de Verão, India Opal Buloni, de dez anos de idade, vai ao supermercado local para comprar algumas coisas, e volta com um cão. Winn-Dixie não é um cão qualquer. É grande, magricelas e cheira mal, mas tem um sorriso espectacular. É por cauda de Winn-Dixie que ela finalmente se atreve a perguntar ao seu pai sobre a sua mãe, que deixou Opal quando tinha três anos. Na verdade, quase tudo o que acontece naquele Verão é por causa de Winn-Dixie."



"Num dia enevoado e desencantado, Rob Horton, um menino de 12 anos, encontra um tigre enjaulado nos bosques por trás do motel onde mora com o pai. Rob encara a aparição como uma espécie de truque de magia. E, na verdade, o tigre despoleta todo o tipo de maravilhas na vida de Rob. Sistina (tal como a Capela), é uma menina recém-chegada da cidade, com uns olhos negros destemidos, que desafia Rob para uma série de aventuras. Uma história sobre jaulas, um conto cheio de simbolismo cristalino e genuíno."



"O tema do livro pode ser resumido por uma citação do livro: "Se você não tem intenção de amar ou ser amado, então toda a viagem é inútil." (p. 189) Edward Tulane é um coelho dado a uma menina de sete anos, chamada Abilene, pela sua avó. Ele desfruta de uma vida agradável, mas oca, com sua jovem dona, que o trata com o maior amor e respeito, até que um incidente infeliz o faz cair ao mar durante suas férias em um transatlântico. Edward passa 297 dias no oceano, até que um pescador o salva. O homem leva-o para a sua esposa, e dão-lhe um novo nome e forçam-no a usar vestidos. Edward é passado de mão em mão de uma sucessão de personagens, como um vagabundo e uma menina com pneumonia e o seu irmão. As viagens de Edward vão levá-lo longe não só de casa, mas mesmo do coelho egoísta ele já foi. Edward acaba partido e depois de reparado é colocado à venda numa loja de bonecas onde fica vários anos. Finalmente é comprado pela antiga dona, que está agora mais velha e mais madura."

Sem comentários:

Enviar um comentário