quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Quem Quer Ser Bilionário?




Quem Quer Ser Bilionário?
Vikas Swarup
Edições Asa
EAN 9789724148731
ISBN 978-972-41-4873-1


Sinopse:

Porque está Ram, um pobre empregado de mesa de Mumbai, na prisão?
A) - Esmurrou um cliente
B) - Bebeu demasiado whisky
C) - Roubou dinheiro da caixa
D) - É o vencedor do maior prémio de sempre de um concurso de televisão

A resposta certa é a alínea d).

Ram foi preso por responder correctamente às doze perguntas do concurso televisivo Quem Quer Ser Bilionário?.
Porque um pobre órfão que nunca leu um jornal ou foi à escola não pode saber qual é o mais pequeno planeta do sistema solar ou o título das peças de Shakespeare. A não ser que tenha feito batota. Mas a verdade é que foi a própria vida a fornecer-lhe as respostas certas às doze perguntas cruciais. Desde o dia em que foi descoberto num caixote do lixo que Ram revela instintos de sobrevivência infalíveis e aparatosamente criativos. Espantando uma audiência de milhões, serve-se dos seus conhecimentos de rua para arranjar respostas não só para o concurso televisivo mas também para a própria vida.
Na história do jovem Ram concentra-se toda a comédia, a tragédia, a alegria e a amargura da Índoa moderna.



Se foi um dos milhões que, em todo o mundo, viu o filme sensação dos óscares do ano passado e julga encontrar neste livro um relato fidedigno desse filme... Desengane-se!

A essência da história é, basicamente, a mesma, mas o foco da mesma e das personagens está distante da adaptação cinematográfica. Nesta obra o lado romântico da história, o qual estava no centro do filme, quase não é tocado, com Nita, o objecto dos afectos de Ram, a aparecer apenas no penúltimo capítulo... O jovem, ao contrário do que se passa no filme, não tem irmãos tendo, isso sim, um amigo chamado Salim (que não é nada como foi representado no filme - i.e., é uma boa pessoa)... O motivo que o leva a concorrer ao programa não é o mesmo que na adaptação... No entanto, a essência da obra é a mesma da sua versão da sétima arte. Através das histórias da sua vida pessoal vamos chegando, mesmo sem o sabermos, às respostas às questões que lhe vão sendo colocadas.

O livro é, não só, uma história pessoal da ascensão de alguém numa sociedade de classes bem definidas, como também a história de um país e de um povo. Tal como no Tigre Branco este livro mostra-nos um lado da Índia cru, feio, agreste e podre... Mas nem por isso qualquer um dos dois livros deixa de ser excelente!!!



Nota 4

Sem comentários:

Enviar um comentário